Ir para conteúdo

Nota de Repúdio - Diretrizes do Processo de Abertura de CNPJ


Posts Recomendados

Mas em verdade, funcionário público não pode ser sócio de empresa, se não me engano, somente acionista.

Porém, pelo que vi pela "portaria" do Ministério do Planejamento, não há impedimento na abertura de CNPJ pelos funcionários públicos, o impedimento e o empecilho é abrir a empresa e fazer contrato com o governo. É ai que mora o perigo, e houve a fundamentação em evitar desvio de verbas.

 

Além de que, você cita que não há lei. De fato, necessita de lei. No entanto, para o funcionalismo público funcionar, é necessário regulamentação, portaria, lei, etc. E neste caso, há uma "portaria"

 

Imagina só, o cara é empresário, se candidata ao Governo do Estado e ganha. Ai firma contrato.

Ou, você como Sec de Plan e Economia, abre uma empresa e faz contrato com o Governo. Você mesmo decidir valores.

Veja só que contrassenso. 

E obviamente, qualquer servidor público teria suas influencias para se conseguir um contrato vantajoso com qualquer governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É minha convicção que o servidor público possui a prerrogativa de empreender e estabelecer um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como participar ativamente da elaboração e gestão de uma empresa. Todavia, conforme disposições legais vigentes, é imperativo designar um sócio administrador para assumir as responsabilidades inerentes à administração da referida empresa. Esta medida se fundamenta na necessidade de o servidor público direcionar plenamente seus esforços aos objetivos inerentes ao cargo para o qual foi designado no governo. 

A legislação pertinente estabelece claramente que o servidor público deve dedicar-se integralmente às suas atribuições e responsabilidades funcionais, evitando qualquer atividade que possa comprometer o desempenho de suas funções públicas. Neste sentido, a nomeação de um sócio administrador permite salvaguardar a integridade e a imparcialidade do serviço público, assegurando que o servidor público possa cumprir com seus deveres de forma diligente e eficaz. Sendo assim, o proprietário recolhe apenas os frutos monetários.

Acrescento ainda, que para evitar deliberadas ocasiões controversas, evitemos criar vinculo da empresa ao qual o servidor público é proprietário, com alguma instituição pública, como os governos.

Minhas análise e opinião.

Editado por Silas Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...